quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Édipo O Maldito - Marie Thérèse Davidson

No livro "Edipo O Maldito" conta a historia de um recém nascido que foi deixado em Monte Citerão, destinado a morte. Até que um pastor por piedade salva a criança, lava para sua cidade, e lá ele é adotado pelo Rei Pólibo.
Alguns anos depois, consultando o oráculo de Delfos para esclarecer uma duvida sobre sua origem, o jovem Édipo descobre que seu destino é matar seu pai e desposar a propria mãe. Sendo contra sua vontade, Édipo resolve fugir de de Corinto. Em suas andanças pela vida, encontra um velho homem, que o maltrata muito. Encolerizado, mata o viajante e quase toda sua comitiva. Édipo chega as portas de Tebas, onde a Esfinge lhe propõe um enigma, se ele errar, morrerá. A resposta de Édipo salva a sua cidade e a sua vida.
Aos 16 anos, Édipo derrota a Esfinge, o mais terrível dos monstros, que assombra Tebas devorando todos aqueles que não conseguem decifrar seus enigmas. Como prêmio, ele se torna rei e casa com Jocasta, a rainha recém-viúva. Por tudo isso, nosso herói se julga o favorito dos deuses.
De repente, aparece um homem que compunha a comitiva de Laio no dia em que ele o matou. Era o mesmo pastor que abandonou o bebê no monte Citerão. Aquela criança está agora diante dele: é o rei de Tebas. Então dali tudo se revela: Édipo matara seu verdadeiro pai (Laio) e desposara sua mãe (Jocasta). A rainha suicida e Édipo fura seus proprios olhos, decidindo então, a abandonar a cidade.

Thaís Mendonça Magalhães - 2M3

Nenhum comentário:

Postar um comentário